sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Thriller Night #9: A Tale of Two Sisters (2003)

Capa do filme.
A exemplo do cinema francês, outro nicho de produção que vêm ganhando bastante destaque no gênero terror são os filmes asiáticos, repletos de uma tensão psicológica em suas abordagens.

Toda a trama desta magnífica obra é conduzida de forma progressiva, como se a agonia das personagens chamasse para si uma sucessão de eventos caóticos. Uma constante perpetuação de um cenário aterrador.

Além disso, o ar de suspense que o enredo proporciona - não revelando os porquês dos acontecimentos ali mostrados - nos deixam incomodados. Qual o motivo da relação gélida entre o pai e as filhas? Qual a razão do distanciamento entre o pai e a madrasta das garotas?

Aos poucos, com o desenrolar da trama, os eventos se apresentam como um pavio aceso, apenas aguardando o momento do clímax.

Contando com uma fotografia fria e sombria, sempre destacando formas denotando o vazio das cenas e até mesmo o vazio das relações entre aquela família visivelmente desestruturada, toda a estética do filme causa uma sensação incômoda e melancólica.
Su-Yoen e Su-Mi, tendo um embaraçoso momento em família.
As atuações são impecáveis e o enredo é esplêndido. Um dos melhores exemplos dessa excelente safra de filmes asiáticos, A Tale of Two Sisters (que recebeu o tosco título de "Medo", no Brasil), é um fantástico exercício inventivo de cinematografia, onde tensão psicológica e pavor se unem como um elemento só. Com o desfecho do filme, nos resta apenas decifrar de qual lado estamos na linha tênue entre a realidade e a insanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário