sábado, 23 de janeiro de 2016

Transgressividade #9: Thriller – En Grym Film (1973)

Capa do filme.
Quando se fala nesse clássico cult do underground, geralmente surge o slogan "o filme que inspirou Tarantino no seu Kill Bill". Eu, por adorar este filme, tentarei não bater nessa tecla, pois o filme é muito mais do que uma singela inspiração para Kill Bill. Thriller - En Grym Film traz em sua raiz uma das tramas de vingança mais bem moldadas do cinema.

O filme acompanha Madeleine, garota que foi abusada quando jovem e, devido a este hediondo fato, sofreu um trauma que a fez perder a voz. Quando mais velha, a garota é raptada por um sujeito à beira da estrada.

Após viciar a pobre garota em heroína, ele a força a se prostituir em troca de duas doses diárias da droga. Ela se vê forçada a sustentar o seu vício, pois acabará morrendo com a abstinência do mesmo.

Contudo, quando se vê frente ao primeiro cliente, ela não suporta e surta, cortando a face do homem com as unhas. O seu raptor, enraivecido, lhe deixa cega do olho esquerdo, numa clássica cena que relembra o clássico curta de Luis Buñuel e Salvador Dalí: Um Cão Andaluz (1929).

Tony (raptor) indo em direção ao olho de Madeleine.
Atordoada com o fato, ela não reage. Momentos depois, ela conhece Sally, também prostituta de Tony. Descompensada com a vida que leva, Sally conta à Madeleine o seu plano de fuga. Mais tarde, quando descobre que seus pais se suicidaram por causas das cartas maldosas que Tony mandava em seu nome, Madeleine não tem outra alternativa a não ser planejar sua vingança.

Agora usando um tapa-olho e sendo chamada vulgarmente de "pirata", ela aceita se dar aos homens (e uma mulher) e começa a guardar o dinheiro que recebe. Com o dinheiro guardado, ela começa a fazer aulas de karatê, aulas de direção e aulas de tiro, dando início o caminho para sua vingança.

Entre idas e vindas de suas aulas, Madeleine se deita com diversos clientes, em cenas que o diretor Bo Arne Vibenius mostra sem nenhum pudor, de forma totalmente explícita. Até que, ao descobrir que Sally foi morta, ela decide que é o momento de colocar em prática tudo o que aprendeu nos últimos meses.

Ela "caça", um a um, todos os participantes daquele mundo inóspito a qual foi forçada a participar. Em cenas fantásticas, onde o diretor usa do slow motion como um fator que enfatiza a violência de forma magistral. Torna, assim, a violência um tanto quanto estilizada, coisa que certamente influenciou Tarantino em sua carreira cinematográfica. Ao final do filme, ela finalmente aniquila seu raptor, em uma cena tão icônica que não merece ser narrada, mas sim assistida.

Para contribuir ainda mais com o longa, a lindíssima Christina Lindberg nos fornece uma fascinante atuação, mesmo sem proferir uma única palavra durante o filme todo, usando apenas os seus trejeitos. A figura de sua personagem, sem dúvida, tornou-se uma imagem muito disseminada e angariou diversos admiradores ao redor mundo.

Apesar de toda a atmosfera violenta, os sequenciais planos eróticos e o enredo repugnante, Thriller - En Grym Film é um filme visualmente lindo; essencial para qualquer pessoa que deseje dar um primeiro passo no mundo do cinema extremo. Um filme que mostra magnificamente como uma garota inocente, devido as circunstâncias em que foi submetida, pode se tornar em uma assassina fria e vingativa.
_____________________________________________________________________________

- Curiosidades:
1. Thriller - En Grym Film foi banido de diversos países (inclusive a Suécia, país de origem do filme), tendo de sofrer diversos cortes para (ainda com muita dificuldade) ser visto nos cinemas mundiais. Contudo, mais tarde o filme foi restaurado e lançado integralmente em DVD.
2. O olho cortado no filme era de um cadáver real de uma garota que havia morrido há pouco tempo.
3. Devido aos diversas cortes feitos, o filme teve muitas edições e passou a ser conhecido sob diversos nomes: como "Thriller - A Cruel Picture" e "They Call Her One Eye". Inclusive, o filme foi exibido no SBT sob o nome de "Eles a Chamam de Caolha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário