sexta-feira, 25 de março de 2016

Dedo de Prosa #7: Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Foto promocional do filme.
Batman v Superman pode ser dividido em dois planos. O primeiro, completamente tedioso e arrastado, funcionando de forma até um pouco forçosa. Já o segundo contém boas doses de ação atreladas ao belo funcionamento dos efeitos especiais. Contudo, o que esperar do filme?

O filme em si não chega a ser tão ruim, mas a direção já característica e automática do Zack Snyder atrapalha em muito. O uso excessivo da trilha-sonora como ferramenta de clímax das cenas, as dramatizações baratas, os excessivos clichês (principalmente no primeiro plano do longa), os furos no roteiro, a edição mal-feita e as atuações medianas, já comuns nesse tipo de filme, desvalorizam a película.

Contudo, nem tudo é ruim. As cenas de ação são até bem construídas, as tiradas e frases de efeito são pontuais, gerando um certo êxtase em determinados momentos. Mas, infelizmente, isso não é o suficiente para fazer do filme aquilo que os fãs esperavam.

Faltando coesão e melhor elaboração na abordagem do embate entre "Homem x Deus", "Noite x Dia", "Apolo x Dionísio", o filme se perde em diversas outras ideias também mal elaboradas durante o seguimento de um longo processo de duas horas e meia. Toda a trama se torna difusa, sem saber exatamente qual rumo seguir. 

Como, por exemplo, a figura do Alexander Luthor, que está quase ultrajante. Jesse Eisenberg passa a impressão de ainda estar preso às facetas tresloucadas da sua aclamada atuação no fantástico "A Rede Social", do David Fincher.

Outro demérito está no enfoque (quase que irrisório) aos outros personagens: Aquaman, Flash e Ciborgue, do próximo filme (Liga da Justiça). A abordagem aos personagens é feita de forma tão irrelevante, que seria melhor ter deixado tais cenas de fora e aproveitado para abordar melhor os dilemas do Batman.

A impressão que fica é que o filme se esforça tanto em estabelecer uma identidade para a DC no cinema que a qualidade em si do longa pouco interessa.  Uma pena para os fãs desse universo, que podem até gostar do filme, mas certamente sairão do cinema com uma impressão de: "poderia ter sido melhor".

3 comentários:

  1. Podemos trocar pontos de vista?
    http://ozymandiasrealista.blogspot.com.br/2016/03/realmente-se-tratava-de-batman-vs.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. É sempre um prazer ver outras perspectivas. Lerei o vosso texto. Agradeço o feedback. Sudações, Homem Subterrâneo.

      Excluir
    2. Obrigado por ter respondido. Adicionei seu blog a lista dos parceiros, para sempre ver seus últimos posts como atualizações lá na minha barra direita.

      Excluir