sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dedo de Prosa #9: Invocação do Mal 2 (2016)

Capa do filme.
Quando se fala em sequências de algum filme, é praticamente inevitável que haja uma comparação com os filmes predecessores do longa que está sendo lançado. No caso de "Invocação do Mal 2", a qualidade deste segundo filme não altera muito para com a do primeiro.

Graças ao seu - eficiente - diretor (James Wan), o filme consegue desempenhar um papel que não beira o vexatório, com uma técnica - a cada filme - mais apurada, enquadramentos mais elaborados e jogos de câmera precisos, que contribuem para a consolidação da tensão do filme. Tudo impulsionado por um roteiro bem escrito.

Contudo, mesmo com todos estes aspectos técnicos favoráveis, a trama não empolga. A abordagem usada para contar o filme é batida e inteiramente cheia de clichês - o principal defeito de James Wan.

O uso de jumpscare barato (já característico das produções contemporâneas) e as atuações medianas atreladas ao clímax mal trabalhado fazem com que o resultado do filme não seja lá grande coisa.

Mas a despeito de tudo isso, ao término do filme pude constatar um fato: por mais que tal fórmula de fazer cinema de terror seja batida, repetitiva e desgastada, ela ainda agrada a muitos. Os aplausos da maioria no final da sessão em que fui não me deixam dizer o contrário. 
Janet sendo incorporada pelo demônio Valak.
É a constatação do que venho dizendo há tempos: por mais que essa embalagem mercadológica de se fazer cinema esteja saturada, a indústria encontra nessa patuleia um nicho de consumidores que garantirão o seu 'trocado', mesmo com produções de qualidade questionável e (por muitas vezes) de baixo orçamento. É a assertiva sintomática de uma indústria em decadência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário