terça-feira, 26 de julho de 2016

Thriller Night #7: Incubus (1966)

Capa do filme.
Vendido por muitos como "o filme mais amaldiçoado de todos os tempos", Incubus é um dos grandes clássicos do terror na história do cinema, tanto pela sua indubitável relevância artística quanto por todas as numerosas tragédias e mitos envolvendo o longa.

Escrito e dirigido por Leslie Stevens, o filme conta a história de uma súcubo chamada Kia (Allyson Ames), um demônio em forma de mulher, que está cansada de seduzir pecadores e usa de sua ambição para alçar voos maiores, buscando enviar ao "Deus da Escuridão" a alma de homens nobres e virtuosos, escolhendo sua primeira vítima: Marc (Whilliam Shatner, em um dos de seus primeiros papéis no cinema).

Ao se deparar com dificuldades em seduzir, Marc, a súcubo é alertada por sua súcubo-chefe para ter cuidado com a força do amor e da bondade, não deixando que estas a dominem.

Quando Kia vê seu plano fracassar, ela resolve invocar um íncubo, espécie de espírito masculino especializado em seduzir mulheres, com a missão de seduzir a irmã de Marc, dando início a batalha pela alma dos mortais.

Impulsionado pela linguagem em Esperanto (língua artificial criada pelo médico e linguista polonês Ludwig Lazar Zamehof, por volta de 1887) usada na totalidade da trama, o enredo ganha um tom de ocultismo, muitas vezes reforçado pela fotografia em preto e branco e a atmosfera densa do filme, lembrando bastante o estilo de filmagem do Ingmar Bergman.
Kia, usando todo o seu poder de sedução.
A carga de simbolismos e o terror sugestivo da trama funcionam perfeitamente, como uma grande experiência lisérgica e onírica. Considerado por muitos pesquisadores como um filme feito de ocultista para ocultista, Incubus faz jus à sua fama de clássico cult e é - sem dúvida - um dos grandes filmes do gênero.
_____________________________________________________________________________

Curiosidades:

1. A cópia usada na pré-estreia do filme não apresentou som, tendo que ser providenciada outra às pressas momentos antes da sessão.
2. A atriz Ann Atmar, que faz o pepel da irmã de Marc, cometeu suicídio dias antes do filme estrear no cinema.
3. A filha da atriz Eloise Hardt, que faz o papel da súcubo-chefe, foi sequestrada e morta por um psicopata, dois anos após a realização do filme.
4. O ator Milos Milos, que interpreta o íncubo no filme, matou sua namorada, ex-esposa do ator Mickey Rooney, e se suicidou meses depois.
5. Meses após a filmagem do filme, os cenários usados foram misteriosamente incendiados.
6. Os produtores só conseguiram distribuir o filme comercialmente 30 após seu lançamento, pois os arquivos foram perdidos na Universidade da Califórnia. O filme só foi recuperado graças à uma cópia encontrada na Cinemateca Francesa, tendo sido restaurada em 1996 para VHS e posteriormente para DVD.
7. Nerine Kidd-Shatner, terceira esposa de William Shatner, morreu afogada na semana em que o filme foi lançado em DVD.
8. Em seu comentário para o DVD, William Shatner lembra de um incidente que ocorreu durante as gravações. Segundo Shatner, uma figura hippie aproximou da companhia, importunando as gravações. Shatner afirma que o elenco reagiu com certa hostilidade, o que acabou irritando o hippie, que em voz alta proferiu uma maldição sobre o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário