sábado, 24 de setembro de 2016

Thriller Night #8: Polednice (2016)

Capa do filme.
Eis aqui um daqueles filmes que acabamos encontrando por acaso, ao visitar grupos e fóruns de cinema. O mais curioso é que entre os comentários que cercavam as discussões ao redor deste filme, a esmagadora maioria eram de teor crítico, desmerecendo o valor do filme, e foi justamente isso que atiçou minha curiosidade de assistir Polednice.

Isso sem contar com o fato de o título do longa me remeter ao belíssimo poema sinfônico homônimo de Dvorák e possibilitar aumentar o meu conhecimento raso acerca da cinematografia tcheca, que no momento é muito rasa.

A exemplo de Demon, este filme também incorpora elementos de sua cultura nacional, explorando mitos folclóricos de seu povo. Aqui é retratado (de forma bem discreta) a lenda de Poludnitsa.

Segundo a mitologia, durante a época da colheita, ela transita por meio aos grãos, no intuito de defendê-los. Caso alguém seja visto por ela trabalhando ao meio-dia, ela o assassina brutalmente. Por vezes, ela faz perguntas ao trabalhadores e os assassina, caso não receba a resposta que deseja. A lenda diz que Poludnitsa é responsável pelo desaparecimento de várias pessoas na colheita - especialmente crianças; e é aí que entra o filme.

Contudo, o mais interessante do filme não é nem mesmo o enfoque ao mito (que é - de certa forma - até pouco elaborado), mas a construção narrativa densa e progressiva que o enredo nos oferece. Contando com um drama bem planejado, uma fotografia belíssima e uma certa sensação de anóxia.
Mão e filha, sendo alertadas do perigo do aparecimento da Poludnitsa.
As atuações não são grande coisa, mas o roteiro bem trabalhado alivia as fraquezas de interpretação vividas pelos atores no longa. A atmosfera intensa pode não causar nenhum terror, mas provavelmente irá conseguir provocar sensações inquietantes no imaginário de quem o assistir. Primeiro filme do diretor Jiri Sadék, Polednice pode ser uma opção interessante na busca por um thriller psicológico bem construído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário