sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Sem Mais Delongas #9: No princípio era o verbo.

(o esvaziamento das palavras).


Há algum tempo que venho percebendo, nas interações sociais que cercam a minha pessoa (e até mesmo na análise pueril que faço ao perceber a interação de outros), uma certa exaltação incompreensível das palavras e seu impacto em um contexto social e histórico. O valor de uma oração passou a um patamar onde as mesmas não representam - supostamente - apenas a externalização daquilo que se pensa, mas carregam dentro de si toda uma significância e pressão psicológica imbuída em um círculo social.

Tornou-se rotineiro ver pessoas perpetuando a ideia de que as palavras têm em si um valor que transcende a linguística, a semântica ou até mesmo a filologia. Ao meu ver - que há tempos adoto uma "filosofia de vida" inspirada nos versos de "Enjoy the Silence", do Depeche Mode - é um tanto quanto complicado conseguir entender toda essa glorificação abstrata. "Mas e a poesia?", dirão. O que será da poesia senão uma sucessão de mentiras expostas na forma de versos? O poeta é um fingidor, mas só o é por causa das palavras escritas por ele também o serem.

Todo esse senso de abnegação e altruísmo soa imensamente torpe. Não importa quantas manifestações de sentimento se faça, se estas não possuem em seu cerne algum tipo de verossimilhança. Agrava-se mais ainda quando ocorre a repetição desses mesmos dizeres a fim de que incorra um tipo de reforço positivo, onde se fica evidente a total fragilidade desse vácuo emocional.

"Morning Sun" (Edward Hopper, 1952).
Essa aceitação ipsis litteris é algo que me foge a significância. Talvez por ainda ser muito ignorante com relação ao que constitui a vida e as variáveis que a cercam. O fato é: por mais que para mim palavras não representem um valor, cá estou eu adotando uma visão de mundo inspirada nas mesmas e compartilhando essa visão utilizando das mesmas. O que me resta é superar essa contradição e encontrar o silêncio. Aproveitá-lo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário