quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Dedo de Prosa #3: The ABCs of Death (2012)

Capa de The ABCs of Death
Há algum tempo que venho batendo na tecla que o gênero terror/horror sofreu uma queda considerável na qualidade de suas produções nos últimos anos. Por isso, resolvo hoje falar sobre este filme, que parece ser a redenção de todas as produções tacanhas e sem graça que tem sido lançadas nos últimos anos.

Para começar, tenho de fazer uma ressalva. Este não é um filme de terror no qual você irá se assustar. Pelo contrário, em muitos momentos você poderá até dar umas boas risadas.

Como está exposto na própria capa do filme: '26 Directors | 26 Ways to Die', esse filme tem uma proposta ousada e instigante. Foi dado a 26 diretores ao redor do mundo uma letra do alfabeto, na qual eles têm a missão de fazer um curta cujo título comece com a letra que lhes foi dada, com o adendo de que todos os curtas tratem da temática morte, de alguma forma.

Sendo assim, cada curta tem as suas particularidades. Não falarei de todos os curtas aqui, apenas falarei dos que mais gostei. Mas posso te adiantar uma coisa: o filme é muito nonsense, hilário e ousado. 

FART: (escrito e dirigido pelo japonês Noboru Iguchi) - esse curta centraliza-se em uma garota que não acredita em Deus, pois, segundo ela, "se Deus existisse, garotas delicadas não teriam vergonha de peidar quando quisessem". Ao invés de Deus, a menina acredita que a Srta. Yumi (sua professora) é que a protege. Então, há um surto que espalha uma fumaça por toda a cidade, fumaça esta que a garota se pergunta se seria um peido vindo da bunda de Deus (será?). Ao conseguirem escapar, a menina diz à professora que não quer morrer cheirando aquela fumaça, nas palavras dela: "se eu tiver que morrer, será cheirando o seu peido." Bom... o resto vocês já podem imaginar.
Srta. Yumi peidando na cara da menina.
KLUTZ: (escrito e dirigido pelo dinamarquês Anders Morgenthaler) - esse curta realizado em forma de animação consiste, basicamente, na ideia de uma mulher que, após cagar, não consegue se livrar do dejeto que produziu. Ele a atormenta de diversas formas, até que o "supercocô" se joga para voltar ao ânus da mulher, que morre com a intensidade da penetração do dejeto.
Mulher usando sutiã para tentar se livrar do dejeto que produziu.
LIBIDO: (escrito e dirigido pelo indonésio Timo Tjahtanto) - esse curta centraliza-se na ideia de uma competição de masturbação entre dois adversários, onde ambos têm de se masturbar para uma atração que será apresentada. O primeiro que gozar vence. O perdedor morre com uma estaca que atravessa desde o ânus até a boca. O rapaz cujo qual a cena gira em torno vence por doze vezes, tendo como atração até mesmo uma jovem (que aparenta ter algo em torno de 12/13 anos) com a perna amputada se masturbando com sua prótese. No 13º estágio da competição ele perde, pois se recusa a se masturbar para um homem transando com uma criança (aparentemente de 7/8 anos). Sendo assim, no próximo estágio ele se torna a atração. Ele faz sexo com uma mulher, que momentos depois o mata com uma serra elétrica enquanto os dois fazem sexo.
Garota perneta se masturbando com sua prótese.
NUPTIALS: (escrito e dirigido pelo tailandês Banjong Pisanthanakun) - esse curta é focado em um homem que compra um papagaio de estimação para mulher. O papagaio é ensinado pelo dono a pedir a sua mulher em casamento. Ele o faz e tudo corre tranquilo, aparentemente. Porém, após o pedido, o papagaio repete a conversa que seu dono teve com a amante enquanto traía sua mulher (recém noiva), imitando até mesmo os gemidos da amante. A mulher, enfurecida, esfaqueia o seu noivo com a faca de cozinha com que cortava um pepino.
O homem, exibindo seu papagaio para sua mulher (leia sem o duplo sentido).
WTF?: (escrito, atuado, produzido e dirigido pelo estadunidense Jon Schnepp) - este é, provavelmente, o curta mais nonsense do filme (o que acaba justificando o título). Usando de metalinguagem, o diretor aparece junto com seu parceiro de filmagem, discutindo sobre as ideias para o curta, até que uma mulher aparece em seu quarto pedindo para que os dois venham a sala de estar para verem o que passa no noticiário. A transmissão do noticiário informa que aviões percorrem o céu, emitindo um gás estranho e que as pessoas estão entrando em pânico, chegando a dizer que viram até palhaços-zumbis nas ruas (e enquanto isso, o diretor percebe a aparição da letra W, tanto no céu como na transmissão da televisão). Até que, uma voz surge anunciando que os Ws que apareceram constantemente representam o anúncio de uma suposta profecia autorrealizável, que levará a humanidade a extinção. A sequência de cenas que vêm a seguir desse momento são tão absurdas e sem nexo que não vale sequer a tentativa de tentar explicar. Portanto, assista o filme.

A cabeça do diretor, sendo esfaqueada pela (morte?).
XXL: (escrito e dirigido pelo francês Xavier Gens) - o curta em questão faz (acredite se quiser) uma leve crítica à sociedade impositora de padrões estéticos. O curta é focado em uma mulher obesa, que é vilipendiada a todo instante, enquanto está voltando para casa. Pressionada por essa imposição estética, a mulher começa a se cortar, na tentativa de eliminar a gordura excedente de seu corpo. Usando de uma faca de cozinha, uma gilete e uma pequena serra, ela mutila o próprio corpo para alcançar o padrão estético instituído pela sociedade moderna. Ao final da mutilação, ela aparece totalmente desfigurada, porém, aparentemente satisfeita com o resultado. Poucos segundos depois, ela morre.
Mulher, satisfeita com sua novíssima silhueta fina.
_____________________________________________________________________________
Bom... é isso o que eu tinha para escrever. Gostaria de ressaltar apenas que esses foram os curtas que eu mais gostei, o filme proporciona muitos outros curtas que poderão lhe agradar mais do que estes. Portanto, assista ao filme e, se interessar, compartilhe o que achou no espaço para os comentários.

Descobri recentemente que há uma sequência desse filme chamada The ABCs of Death 2. Quando assistir, pretendo escrever sobre ele. Portanto, fique de olho no blog que logo, logo eu volto a aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário