domingo, 6 de dezembro de 2015

Dedo de Prosa #4: A Visita (2015)

(a redenção de Shyamalan).


Capa de A Visita.
Há um bom tempo que M. Night Shyamalan se tornou - para mim - um daqueles casos de diretores que só fazem um filme que preste e depois fazem com que sua carreira se torne uma sucessão de fracassos. Devido a isso, quando eu li que Shyamalan iria fazer um thriller de baixo orçamento ambientado em gravações ao estilo found-footage, não tive como conter a minha primeira impressão de que viria mais um filme fraco pela frente. Quando - posteriormente - foi divulgado o trailer, esta minha primeira impressão apenas se intensificou. Contudo, em uma grata surpresa, o filme se mostrou ser muito mais que eu esperava.

Apesar de agir em um gênero de apelo fácil, Shyamalan traz uma película que não se limita apenas ao point-and-shoot e a estética amadora que impera em praticamente todos os filmes desse gênero. Não. Ele se propõe a trazer uma narrativa focada em uma tensão inerente aos enquadramentos rodados. Os personagens chegam, inclusive, a "enaltecer" o espaço. Tal característica faz com que a gravação em si se manifeste como um personagem. 

O enredo transcorre de forma claustrofóbica. Por mais que A Visita não possa ser considerado um filme assustador, o grau de tensão psicológica que é colocado nos personagens e nos acontecimentos que povoam a tela é atordoante. Os personagens principais - duas crianças - fizeram uma excelente atuação, onde ambos participam ativamente, sem esquecer que são eles próprios os responsáveis pela filmagem do longa.

Resultado: Shyamalan conseguiu tirar de um "último tiro" a sua possível redenção. Neste terrível ano que foi para o gênero terror, pode-se afirmar que A Visita figura entre os melhores filmes do gênero no ano. Um filme cômico (podendo até ser considerado como um "terrir") e angustiante, feito de forma simples e nas doses certas. Um último suspiro para uma carreira quase findada no cinema.

2 comentários:

  1. Eu estava querendo ver esse filme, porque assisti ao trailer e achei que poderia ser interessante. Mas sabe aquele pé atrás? Então... Como você disse, o gênero terror tem decaído de uma forma absurda. Os filmes são anunciados e eu não preciso sequer assistir pra saber que é mais do mesmo, uma bosta, e que tudo gira ao redor do marketing.
    Fico feliz que você tenha tido uma boa surpresa com ele, sinal de que eu não estava tão errada quando me interessei... Assistirei um dia desses :)



    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o feedback. Quando assistir, compartilhe sua impressão. Saudações, Homem Subterrâneo.

      Excluir